Dicas Clínicas

Dicas Clínicas

1.Dica Clínica

Disgenesias ou Anomalias Dentárias Associadas, são geneticamente determinadas e representam em torno de 20% dos pacientes com necessidade de tratamento ortodônticos.  O prognóstico é melhor, o tratamento mais previsível e efetivo, quando tratadas prematuramente.

A radiografia panorâmica deve ser um instrumento para a análise e identificação precoce das anomalias de número, forma, posição e erupção. E isso torna imprescindível a sua solicitação no início das trocas dentárias. 

Paciente com 09 anos, agenesia dos dentes 12 e 22, com a relação de bases ósseas adequadas. A intervenção com extrações seletivas permitirá o fechamento dos espaços por substituição, sem a necessidade de reposição protética. Imagem radiográfica do ResearchGate

 

2.Dica Clínica

A Odontologia mudou, pois a cárie deixou de ser a doença de maior prevalência e os procedimentos curativos foram reduzidos. A atenção foi direcionada para o tratamento das más oclusões, que apresentam uma demanda significativa.                                                                                                   

A Ortodontia assumiu uma nova perspectiva nessa abordagem, com necessidade de intervenções preventivas/ interceptativas e tratamentos interdisciplinares. Isso representa um novo comportamento para a prática da especialidade.                                                                                             

A adequação precoce da respiração, mastigação, deglutição e fala, foram valorizadas e são fundamentais para um desenvolvimento normal da oclusão e da face.                  

Capelozza L. et al,  Necessidades odontológicas em pacientes ortodônticos jovens. Rev. clin. de Ort. Dental Press v.14, n6, p 93-108.

 3.Dica Clínica

Caninos Retidos                                                                                 

Apresentam prevalência de 2% na população em geral, os superiores são mais encontrados(devido seu longo trajeto de irrupção), tem predileção pelo sexo feminino de 3:1 e a localização no palato é seis vezes mais frequente do que a vestibular.                                                                     

Garib et al. J Appl. Oral Sci 2016 n730.                                                                                                                          

A solicitação de uma radiografia panorâmica no início das trocas dentárias é fundamental para o diagnóstico. Pois o tratamento nessa fase pode ser simplificado, com uma Expansão Rápida da Maxila, Extrações Seriadas ou Seletivas.     

Paciente no primeiro período transitório de dentadura mista, com espaço restrito. A Expansão rápida da maxila possibilitará o aumento do perímetro do arco, favorecerá a irrupção dos incisivos laterais superiores e irá melhorar o posicionamento dos germes dentários dos caninos.

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

 
 
 

Contato

(14)99116-1025

Siga-nos